segunda-feira, 4 de maio de 2020

Fernando Girón-Irueste (Real Academia de Medicina y Cirugía de Andalucía Oriental): A Peste Negra em Granada no Século XIV

De que forma é que a Peste Negra entrou no Reino de Granada, no século XIV? Que fontes é que temos ao nosso dispor para conhecermos a realidade de uma doença que afetou, indiscriminadamente, pessoas de todos os religiões?

Fernando Girón-Iruesta (Real Academia de Medicina y Cirugía de Andalucía Oriental) é professor jubilado de história da ciência. Formado em medicina, fez um doutoramento sobre La medicina práctica en la España árabe del siglo XII: El Kitab al-yami fi l-asriba wa-l-ma ayin de Abu Marwan Abd al-Malik b. Zuhr, (Avenzoar). Edición traducción y comentarios.

Fernando Girón-Irueste (Real Academia de Medicina y Cirugía de Andalucía Oriental)
Tendo o Reino de Granada sido um dos epicentros culturais da Península Ibérica durante a Idade Média, interessará perceber de que forma é que os seus intelectuais contribuíram para o conhecimento da doença e para as suas formas de tratamento: que recomendavam, por exemplo, fumigações feitas a partir de rosas ou a ingestão de vinagre.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário